Além de um curso para aprender algumas técnicas de escrita em diferente géneros, é importante praticar o que é aprendido; e também se inspirar em outros géneros textuais os quais ainda não se está familiarizado a fim de buscar uma aprimoração na escrita.
Quando se está a aprimorar técnicas de escrita, especialmente com a primeira vez em um género textual desconhecido, é importante seguir algumas dicas básicas, a começar por buscar inspiração e concentração. Essa dica pode te ajudar a dar o pontapé inicial, uma vez que é muito fácil nos dispersar e pensar em tudo ao redor, exceto sobre o texto a escrever. Uma maneira de concentrar é estar em um ambiente calmo, no máximo com uma música que o relaxe. Ler textos com o mesmo objectivo ou temática sempre ajuda a ter algumas ideias a mais. Outro ponto é sempre anotar as ideias que, por mais que venham “embaralhadas” na cabeça, quando colocadas no papel, te ajudam a clarear e seguir uma linha de raciocínio.
A confiança, obviamente, aparece com o tempo e com a variedade dos textos. É normal reler um texto de muito tempo atrás, e encontrar erros que hoje possa não acreditar que cometeu. Com o tempo irá entender que quanto mais a variedade de assuntos a escrever sobre, mais o vocabulário melhora, e que no final, vale o desafio. Um dia pode começar com culinária, o outro a escrever sobre jogos de casino, e no outro, escrever sobre o meio ambiente. No começo, busque sempre interagir e ler sobre diferentes assuntos; isto irá te ajudar a ganhar mais confiança e vocabulário. É importante criar uma certa rotina para escrever sempre que possível, e com uma certa frequência, e claro, acreditar sobre o que está a escrever.